Nayr Faquirá, cantora, compositora e produtora, nasceu em Portugal, filha de mãe Portuguesa e pai Moçambicano. No seu seio familiar, desde cedo se ouvia de tudo um pouco, desde o fado tradicional português, ao R&B e Blues que caracterizaram o percurso da artista enquanto vocalista, aos ritmos Brasileiros e Africanos e muitos outros géneros musicais.
O seu percurso musical começou cedo, pelos 8 anos, ao piano e voz e mais tarde, aos 17 anos, embarcou na aventura que foi o The Voice Portugal, onde chegou às galas ao vivo. Diz ter sido nessa altura que percebeu que queria fazer da música o seu dia-a-dia e todas as horas. Aos 18 anos, Nayr chega a Londres, onde viveu e estudou alguns anos, formando-se na área de Música e Produção e onde aprimorou e lançou os seus primeiros trabalhos a solo.
Foi em 2021, em plena pandemia, que lança a sua primeira grande colaboração com o artista e rapper Valete, nome de grande peso nacional. Seguiu-se o seu EP, ‘Misturas’ e outras colaborações, como por exemplo com os artistas do rap e R&B Deezy e Ivandro.
Em 2022, contamos com novos trabalhos a solo da artista e diversas aparições ao vivo, tais como a sua estreia em Lisboa na Fábrica Braço de Prata e em festivais, desta vez no festival ’Mal’.
Em entrevistas e estreias, podemos rever a sua participação em programas como o Bem-Vindos e o Conversas ao Sul.